quinta-feira, 17 de julho de 2008

O poder da alcachofra

Quase sempre figura principal em pratos sofisticados, a alcachofra não apenas é boa para os olhos e o paladar. Seus benefícios repercutem também em outras áreas do organismo, especialmente quando o assunto envolve queima de gorduras. "O extrato obtido a partir das folhas da alcachofra é um tratamento natural contra a obesidade", afirma Fernanda Patara, nutricionista da Bionatus, empresa rio-pretense que produz o extrato seco da planta.

A alcachofra é na verdade uma inflorescência, parente dos girassóis e das margaridas. Ela chegou à mesa na época do império romano, sendo uma iguaria degustada apenas pelos nobres. Atualmente é fácil o acesso à planta, embora o preço às vezes seja proibitivo. Mas ninguém duvida que sua composição no prato traga beleza à mesa.

Uma iguaria exótica, sem dúvidas, a alcachofra possui, fora a beleza, propriedades que auxiliam, através das suas folhas, o funcionamento do fígado, facilitando a produção da bile, potente substância responsável pela digestão das gorduras que ingerimos. Já a flor possui outras propriedades. "Até mesmo a água do cozimento da planta torna-se um chá, diurético e que também ativa a digestão", ensina Fernanda. Ao consumir 100g do vegetal estamos ingerindo boas doses de vitaminas do complexo B, potássio, cálcio, fósforo, iodo, sódio, magnésio e ferro.

Como quase tudo que auxilia o fígado é amargo, e aí temos outros exemplos como o boldo e a carqueja, muitas pessoas podem torcer o nariz para o sabor da folha – isso se a encontrarem, já que comercialmente é o fruto que interessa ao mercado. E é aí que entra o extrato seco da folha da alcachofra, encontrado em cápsulas. "Além da facilidade do consumo, a alcachofra ainda não é um alimento barato e ao alcance de todos, suas folhas são amargas, mas suas propriedades terapêuticas continuam intactas através do consumo", revela a nutricionista. Ainda de acordo com Fernanda, a planta auxilia também na guerra contra o raquitismo e anemias. "Ela é rica em ferro e vitamina C, sendo importante seu consumo para quem tem anemia", finaliza.

Nenhum comentário: